terça-feira, 22 de setembro de 2009

FUNDAÇÃO DE CARAÚBAS

Fundação
O Capitão Leandro Bezerra Cavalcante, veio de Pernambuco, com a finalidade de fixar residência em nosso por essas paragens atendendo um convite do Tenente General Francisco de Souza Falcão, entre 1760 e 1770, e aqui instalou uma Fazenda de gado.

PROMESSA A SÃO SEBASTIÃO EM 1792
Os anos se passaram e em 1792 a região enfrentou uma grande seca. Vendo-se aflito por não ter água para matar a sede de sua gente e de seu gado, Leandro Bezerra recorreu ao poder divino. Crendo na gloriosa interseção do Mártir São Sebastião auxiliado por sua mulher Ana, pediu-lhe “que se não lhe faltasse água para o seu gado, mandaria erigi uma capela em sua honra”. Tendo sido atendido, o fazendeiro cumpriu fielmente a promessa, construindo a Capela na fazenda, em frente a atual Matriz. Depois fez vir de Muribeca-PE, uma imagem de São Sebastião, a qual foi colocada na pequena capela.
Raimundo Soares de Brito: Diz; “...e foi assim que, no ano de 1793, da ele inicio a construção da Capelinha, onde entorno da qual foram se agrupando os seus familiares, formando pouco a pouco, o Arraial que foi tomando vulto e categoria de Povoado, com o passar dos tempos”.
Por morte de Ana, que não deixou família. Casou-se Leandro com sua cunhada Brites, de quem deixou descendência.
E foi assim, ao redor da humilde Capelinha e tendo por base econômica a agricultura e a criação de gado, que nasceu a dela Cidade.

Também Manoel Jácome (1958) diz que “O povoamento do território de Caraúbas prende-se ao ciclo da criação de gado, como todas as Freguesias das Ribeiras do Apodi e do Seridó. Francisco de Souza Falcão, Antônio Pinto de Araújo e Manoel Correia de Andrade, que conseguiram Datas de Sesmarias naquela época, entre os anos de 1745 e 1754, requeriam terras para a criação de gado.”

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar o criador do blog pela bela iniciativa. Resgatar o passado e a cultura de uma cidade é uma atitude muito honrada e merece ser valorizada! Sou filha de caraubenses e adorei saber um pouco mais sobre a origem da cidade e, por consequência, da minha família! Parabéns, mais uma vez! Abraços, karla

    ResponderExcluir