terça-feira, 22 de setembro de 2009

O COMEÇO DA NOSSA HISTÓRIA.




Colonização
Por volta de 1660 chega para provocar o desenvolvimento desta região o Senhor Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira fundador do Apodi. Instalou uma fazenda de gado no sitio Apanha-peixe, naquela época município do Apodi e hoje município de Caraúbas, a mesma se situava próximo a uma tribo de Índios os quais destruíram a fazenda ateando-a fogo.
Anos mais tarde por volta de 1750 é que vindo da Corte de Lisboa, onde, segundo a tradição, era tido como moço da Casa Real, depois de longa permanecia na província do Cabo, em Pernambuco, veio ter a estas paragens o Tenente General Francisco de Souza Falcão, trazendo consigo as Cartas de Sesmarias, não somente de grande parte de terras hoje compreendidas pelo Município de Caraúbas, como também de outros municípios da zona.
Numa de suas constantes viagens a Pernambuco, trouxe em sua companhia um sobrinho de sua mulher, de nome Leandro Bezerra Cavalcante que, após sua chegada, contraiu matrimonio com a sua prima Ana Souza Falcão, indo fixar residência a margem direita do “Riacho das Caraúbas”, onde situou sua fazenda de gado.

Um comentário:

  1. Realmente... Não somos "dessedentes", porque:
    DESSEDENTAR (Aurélio Século XXI)
    [De des- + sedento + -ar2.]
    V. t. d.
    1.Matar a sede a.
    V. p.
    2.Saciar, matar a própria sede.

    ResponderExcluir