terça-feira, 22 de setembro de 2009

UNICO MARCO HISTORICO EXISTENTE DEIXADO POR LEANDRO BEZERRA.



HISTÓRIA DA IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO

Por volta de 1760 chegava às terras caraubenses o Capitão Leandro Bezerra Cavalcante. Vindo de Pernambuco era filho de pai português e mãe caboca. O Capitão Leandro Bezerra era sobrinho da mulher do principal colonizador da região o Tenente General Francisco de Sousa Falcão, chegando aqui Leandro Bezerra cuidou em contruí matrimonio com Ana Sousa Falcão filha do referido Tenente, indo fixa residência à margem direita do “Riacho das Caraúbas”, onde deu inicio a sua fazenda de gado.
No ano de 1792 o Capitão Leandro Bezerra sendo vitima de uma grande saca, vendo-se aflito por não ter água para matar acede de sua gente e seu gado, recorre ao poder divino, sendo muito devoto e crendo na interseção do Glorioso Marte São Sebastião, juntamente a sua mulher Ana, fez um voto ao referido santo, pedindo. “Que se não lhe faltasse água para o seu gado, mandaria erigir uma capela em sua homenagem”. A suplica foi atendida, conseguindo ele a graça desejada. Cumpriu fielmente a promessa, manda vir do Engenho Muribeca – PE, uma imagem do glorioso Santo entalhada em madeira e com fortes traços caboco, trazido pelos tropeiros em um carro de bois, chega à fazenda Várzea das Caraúbas a imagem pedida, onde em 1793 fora construída sua capela. A imagem foi exposta à veneração publica, ao redor da capela foram sendo construídas casas dando assim origem a um povoado que mais tarde seria a cidade de Caraúbas.
A imagem trazida por Leandro Bezerra, em cumprimento a sua promessa, encontra-se hoje exposta à veneração, na Igreja Matriz da cidade de Caraúbas – RN. A mesma é respeitada e venerada, principalmente pelos dessedentes de Leandro Bezerra os (cabocos). A imagem conta com mais de 216 anos e é conhecida como o São Sebastião velho devido a Matriz ter duas imagens do Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário