sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ORIGEM

Caraubeira bicentenaria na praça São Sebastião


O nome de nosso município é devido à existência de uma dessa matas povoada por Caraúbas (Jacarandá copaia) arvore de casca amargosa e flores amarelas situada na margem direita de um afluente do Rio Apodi. Caraúbas é uma planta da família das Bignoniáceas.
Ainda hoje existe diversas Caraubeiras em nossa cidade, principalmente nas ruas da Praça São Sebastião e em outras localidades da mesma.

Conforme Manoel Jacome (1958), diz que; “sobre a origem do nome Caraúbas, o Dr. Manoel Dantas escreveu: “A margem de um afluente de Rio Apodi – Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sombra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou a município e à cidade que hoje se ergue. Com o seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.”

Os nomes dados a Caraúbas
O primeiro foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram-na de Carahu-mba ( fruto da casca negra) nome de uma arvore na linguagem indigena (Tupi Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Municipio e posteriormente à Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário