segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


Relato do Chefe Celso Gurgel Costa fundador do 22º G. E. Exp. Pedro Maia Filho, em 2004.

“Por incentivo do Prof. Hermógenes Nogueira da Costa, de Mossoró-RN.
Chefe Regional do Movimento Escoteiro da Região – UEB – de acordo com sócios em reunião ficou liberado a formação do movimento dentro da sociedade: a partir o chefe Hermógenes Nogueira da Costa, ficou visitando Caraúbas com uma patrulha dando conhecimento e adestramento do movimento.
Para escolha do nome do grupo ficou a sigla “GRUPO DE ESCOTIROS EXPEDICIONARIO PEDRO MAIA FILHO”, homenagem ao pracinha da FEB combatente nos campos de Batalhas da Itália, a data oficial da fundação foi a 10/02/1968, em frente à fogueira na Praça da Matriz de São Sebastião, presença do Pe. Manoel Balbino; José Nicodemos Fernandes, (Prefeito Municipal) e demais convidados.
Eu, Chefe do Grupo; Francisco de Assis Dantas, Instrutor e, 24 escoteiros prestamos juramento e formamos 06 patrulhas.
Como Chefe, prestei todo meu empenho para que o movimento se desenvolvesse e tivesse credito familiar. Vencido meu mandato de presidente da SEC, foi por aclamação eleito Valdete Queiroz – Presidente para o mandato de 1969 a 1970.
O primeiro ato administrativo do presidente eleito foi expulsar o G.E. EXPEDICIONARIO PEDRO MAIA FILHO sede social.
Daí ocupamos um prédio em frente à Sociedade, fazendo de sede provisória e aguardando nova reação, a Sra. Cleonice Maia, irmã do homenageado sentindo-se decepcionada com a Sra. Valdete, convidou-nos a ocupar a Assembléia do Deputado Estadual onde ela trabalhava.
Registramos o grupo oficial dentro do Cadastro Estadual do Serviço Social com apoio de deputados amigos, ela, conseguia verbas para a construção da sede própria.
Na minha administração, fiz a aplicação correta das verbas recebidas e a prestação foi feita mediante contrato com a firma construtora – PREMAS Francisco das Chagas Nascimento, instalamos e inauguramos em 06/1981 com o nome “SDE QUADRA G.E. PEDRO MAIA FILHO”, que passou a servir ao movimento e a sociedade, além das promoções de festas.

1968

Qualificado como dirigente escoteiro, procurei reabilitar o movimento extinto de 1942, período da Segunda Guerra Mundial.
A fundação do Grupo Escoteiro Pedro Maia Filho, com base aos adestramentos destinados à Educação Extra-Escolar, pelo decreto nº 8.828 de 24/01/1946.
Presentes às atividades culturais, cívicas e Esportivas no decorrer de 22 anos, participamos das homenagens ao centenário de emancipação do município a 05/03/1968, semanas escoteiras (anuais), representação de escoteiros para diversas cidades e outros estados, 02/09/1971, desfilamos em NATAL-RN. O SESC. CETENARIO de nossa Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário