sexta-feira, 20 de novembro de 2009

1º VIGARIO DA PAROQUIA DE CARAÚAS.

Pe. Florêncio Gomes de Oliveira

Sacerdote Mossoroense, poeta, político e pioneiro do estudo da geologia local. Nasceu no lugar Monte’Alegre ou Quixaba - São Sebastião , hoje governador de Dix-Sept Rosado, a 16 de Dezembro de 1813. Foi o segundo Mossoroense a receber ordens sacras. Para sua ordenação ocorrida a 9 de junho de 1838 pelo Bispo Dom João da Purificação Marques Perdigão. _ Segundo o Professor Lourenço Gurgel em monografia inédita que escreveu sobre o município de Caraúbas em 1940_ muito concorreu para isto, o Tenente Coronel Antonio Francisco de Oliveira, que custeou os seus estudos. Segundo ainda a mesma fonte informativa, depois de ordenado o padre Florêncio quis saldar a divida, tendo Antonio Francisco recusado num gesto de reconhecimento pela participação que o padre tomara em favor da criação do município de Caraúbas, batalha na qual também se empenhara o seu benfeitor. Na política, onde teve atuação destacada, pertenceu ao Partido “Nortista” primitiva denominação do “Conservador” informa Cascudo. Tomou parte por varias vezes na Assembléia Legislativa,numa delas criado também a vila de Mossoró e onde teve depois decidido ação pacificadora no tumultuado ato de posse do Vigário Antonio Joaquim.
Foi capelão em São Sebastião (Governados Dix-Sept Rosado), pároco de São Miguel dos Afogados, em Recife e morou de 1849 a1851 no Convento da Penha, também na Capital Pernambuco.
Em Caraúbas, onde foi o vigário instalador, foi de atuação marcante tanto como político, como também sacerdote. Como vimos, pela leitura das memórias de Manoel Praxedes, sua, foi a idéia da criação do colégio de que trata essa noticia.
O Padre Florêncio Gomes de Oliveira faleceu em Caraúbas, a 07 de outubro de 1861.

Nenhum comentário:

Postar um comentário